29 setembro 2018 | Jornadas Europeias do Património | Água, levadas, cereal e pão: que memórias se guardam em Vale de Ílhavo?

Conhecer o lugar de Vale de Ílhavo e a sua história e memórias ligadas às linhas de água, às levadas, às azenhas e às padeiras, produtoras dos famosos folares e padas de Vale de Ílhavo.

Cartaz JEP2018 CUA low 2
O Clube UNESCO de Aveiro irá realizar uma iniciativa no âmbito das Jornadas Europeias do Património (JEP2018), em colaboração com a Direção Geral do Património Cultural. As Jornadas deste ano são dedicadas ao tema geral "Partilhar Memórias".
Neste sentido, e contando com a colaboração da casa "Moagem Grave - Urbino Vieira Grave", vai o Clube UNESCO de Aveiro levar a efeito uma visita guiada e comentada, no próximo sábado, dia 29 de setembro, com início pelas 10:00h. 
Este percurso pelo lugar e por alguns dos seus edifícios, contará com o auxílio de alguns habitantes, que serão contadores da História e das suas estórias pessoais relacionadas com este lugar e estes espaços. Através das suas partilhas pretendemos dar a conhecer o lugar de Vale de Ílhavo, a sua história e memórias ligadas às linhas de água, às levadas, às azenhas e às padeiras, produtoras dos famosos folares e padas de Vale de Ílhavo.
 
A iniciativa consta da visita aos seguintes espaços:
_ uma antiga azenha, já desativada mas com todo o equipamento e instrumentação, usada no trabalho da moagem
_ uma atual moagem, que derivou da modernização de uma antiga moagem
_ uma padaria tradicional
 
No final teremos oportunidade de degustar alguns produtos regionais, centrados no pão tradicional e nos folares (bolos doces) produzidos nas padarias tradicionais do lugar.
 
A inscrição é gratuita, devendo ser efectuada para o endereço
 
Para mais informações deverá contactar o número 926225634
ponto de encontro será pelas 09h45 junto à Moagem Grave em Vale de Ílhavo.
Rua da Lavadeira, 3 - Vale de Ílhavo - 3830 - ÍLHAVO 
 
Coordenadas Google Earth   40.572190º N         -8.653404º W
 
 
Programa geral das Jornadas Europeias do Património em
 
Programa desta ação em

 

24/09/2018